Wladimir Martins 01/04/2020

Como a comunicação assertiva ajuda no alinhamento da equipe?

Trabalhar em equipe pode ser um verdadeiro desafio: tarefas não são feitas, projetos atrasam e até mesmo discussões podem acontecer. A boa notícia é que existe solução para esse problema e tudo começa com ela: a comunicação assertiva.

Se você não sabe bem o que isso significa ou como essa habilidade pode ajudar a transformar um ambiente de trabalho caótico em um muito mais organizado e produtivo, então este post é para você. Acompanhe!

O que é comunicação assertiva e por que ela é tão necessária nas empresas?

Comunicação assertiva é a habilidade que uma pessoa tem — ou desenvolve — de transmitir informações necessárias da forma mais clara e objetiva possível. É também uma das principais características encontradas nos profissionais de sucesso.

Como cada pessoa tem uma forma própria de se comunicar e se relacionar com os demais, saber a hora certa de falar e, principalmente, como falar é imprescindível para que as relações funcionem dentro de uma empresa.

Portanto, essa é uma habilidade de valor inestimável para gestores, líderes e colaboradores de forma geral.

De que forma a comunicação assertiva ajuda no alinhamento das equipes?

A comunicação assertiva é uma habilidade que pode ajudar no alinhamento das equipes, no engajamento com os colaboradores e até na resolução de conflitos. E os benefícios não param por aí! Acertar o tom do diálogo pode ser um divisor de águas na organização e na produtividade de todos os colaboradores.

Para que essa ideia fique ainda ainda mais clara, vamos discorrer sobre cada um desses benefícios. Acompanhe!

Engajamento dos colaboradores

Com uma boa estratégia de comunicação, o engajamento dos colaboradores é o primeiro processo a ser impactado. Afinal, informações claras e objetivas também podem ser estimulantes e desafiadoras, o que incentiva a colaboração dos membros das equipes.

Melhor resolução de conflitos

Ela também influencia positivamente na resolução de conflitos. Isso porque, com a comunicação mais clara, fica também mais fácil entender os objetivos e necessidades do outro e, em contrapartida, ter nossas necessidades observadas e atendidas.

Aumento da credibilidade

A comunicação assertiva não se resume à fala. A expressão corporal também é responsável por transmitir informações e é preciso alinhar palavras e corpo em um só objetivo.

Manter essa postura sempre alinhada pode influenciar positivamente na forma como as pessoas nos veem, transmitindo maior credibilidade à imagem. Outros fatores que contribuem para essa questão são:

  • treinamentos de equipe;
  • treinamentos de liderança;
  • feedbacks pontuais.

Os treinamentos e sessões de feedback colaboram tanto para o aumento da credibilidade da liderança em relação aos seus colaboradores quanto desses colaboradores em relação aos seus líderes, por se sentirem mais capazes no exercício de suas funções.

A comunicação assertiva também ajuda a melhorar o relacionamento da equipe como um todo, assim como sua produtividade e senso coletivo de responsabilidade.

Como uma empresa especialista em desenvolvimento humano e organizacional pode ajudar nesse processo?

Todas essas informações e implementações são importantes dentro de uma empresa e é possível intensificá-las com o apoio de profissionais altamente qualificados para tal execução. Para isso, escolha empresas com ampla experiência no mercado corporativo e que ofereça diferenciais relevantes perante o mercado.

Quer um exemplo? Serviços como o diagnóstico de clima organizacional analisam quais são os pontos críticos que precisam ser melhorados em uma equipe ou empresa e qual a melhor estratégia para essa aplicação.

Além disso, diferenciais como inovação, criatividade, personalização de serviços e o uso constante da comunicação assertiva são indispensáveis ao escolher uma empresa especializada. São também a base de todo o nosso negócio aqui na Opus Human.

Gostou da ideia e quer saber como podemos ajudar? Entre em contato!



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