Wladimir Martins 04/08/2020

O que é empatia e como desenvolvê-la para melhorar o convívio social?

Compreender o que é empatia é o primeiro passo para saber se você é uma pessoa que costuma colocá-la em prática ou se precisa investir no desenvolvimento dessa habilidade. A palavra empatia vem ganhando bastante destaque de uns tempos para cá, sendo citada em praticamente todos os discursos sobre compreensão e solidariedade.

Ser empático é uma característica comportamental muito importante, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Portanto, vale a pena a conferir o nosso post para saber se você tem praticado a empatia no dia a dia e como desenvolvê-la para melhorar seu convívio social.

O que é empatia?

De maneira geral, a empatia é entendida como a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender as suas emoções e ações. Cada um de nós está lutando sua própria briga interna, experimentando medos, frustrações, problemas financeiros, brigas conjugais e doenças na família. Logo, é necessário — antes de realizar julgamentos precipitados, correndo o risco de ser injusto — refletir antes sobre o que pode levar alguém a tomar alguma atitude.

Como praticar mais a empatia?

Praticar a empatia no seu dia a dia é um desafio. Isso porque é mais simples compreender as dores e defeitos das pessoas que gostamos ou daquelas que conhecemos os problemas. As pessoas também tendem a ter mais compaixão quando estão diante de problemas visíveis e considerados graves. Mas saiba que há um limite tênue entre empatia e pena, e é muito importante aprender a distingui-las. Abaixo, listamos algumas dicas para você ser mais empático na sua rotina.

Desenvolva a escuta ativa

A sabedoria popular diz que não é por acaso que temos apenas uma boca e duas orelhas. Essa característica é justamente para que possamos falar menos e ouvir mais. A prática da escuta ativa é muito importante para desenvolver a empatia em nosso dia a dia, porque ela nos ajuda a compreender melhor o outro.

Quantas vezes em uma discussão, negociação ou até mesmo quando uma pessoa estava contando como foi o final de semana você a interrompeu para falar de si mesmo? Estamos treinados a ouvir já pensando na resposta que vamos dar, o que pode causar interferência na mensagem que o emissor está tentando enviar. Então, passe a ouvir mais os seus colegas e importe-se com o que for dito.

Seja gentil

Pequenas gentilezas são capazes de operar verdadeiros milagres na vida de quem os recebe e não custam nada para quem o faz. Ser gentil é bastante simples, porém, na correria do dia a dia, as pessoas parecem esquecer de coisas simples como desejar um bom dia aos colegas, enviar uma mensagem para um amigo perguntando se ele está bem ou até mesmo fazer um elogio.

Contudo, para que o objetivo seja alcançado, é essencial que as gentilezas sejam sinceras e não forçadas para apenas parecer legal. Encontrando o equilíbrio, você perceberá como até o clima organizacional será beneficiado.

Esteja informado

A informação também é muito importante para a empatia, principalmente nos dias atuais em que tantas discussões importantes têm sido levantadas de maneira recorrente, como o racismo, lgbtfobia, machismo, entre outros. Para evitar falar besteira ou magoar alguém com brincadeiras que, embora normalizadas, são ofensivas, vale a pena se informar.

Procure ler sobre os assuntos, participar de discussões e ouvir colegas que tenham algo positivo a dizer. Nesse caso, a nossa primeira dica sobre a escuta ativa é fundamental. Para você praticar a empatia, muitas vezes precisará sair da sua zona de conforto, principalmente, para entender quais são os erros e quais atitudes que você tem que, mesmo sem intenção, magoam os outros.

Saber o que é empatia para além do senso comum é muito importante para colocá-la em prática e se tornar uma pessoa melhor, evoluindo em suas jornadas pessoais e profissionais. O autoconhecimento também é fundamental nessa tarefa. Logo, não deixe de aliar essa prática ao seu crescimento.

Quer saber mais sobre a escuta ativa e como ela pode impactar positivamente sua vida? Leia o post que escrevemos sobre esse assunto.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Dilemas: Quais são e quantos são os que interferem na sua vida pessoal e profissional?

Dilemas: Quais são e quantos são os que interferem na sua vida pessoal e profissional?

12/06/2019

Por que devo me preocupar com a saúde dos colaboradores?

Por que devo me preocupar com a saúde dos colaboradores?

04/08/2020

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

28/02/2019