Wladimir Martins 07/06/2022

Entenda o caso “Mc Picanha” e como ele se relaciona com uma gestão negligente

O Mc Donald’s é a maior rede de fast food do mundo. Com mais de 30 mil restaurantes e 1,5 milhões de funcionários distribuídos por 121 países, a firma conseguiu alcançar um patamar de excelência no mercado, lucrar milhões ao ano e hoje registra uma média de 46 milhões de clientes atendidos por dia ou cerca de 17 bilhões por ano.
Recentemente a marca lançou no mercado uma nova linha de sanduíches, chamados “Mc Picanha”. O caso ganhou forte repercussão e desagradou parte de seus clientes, prejudicando a imagem da empresa em vários aspectos. Isso porque o sanduíche não tinha em sua composição e nem era servido com a picanha em si, apenas um molho contendo o respectivo sabor estava presente no sanduíche.
A situação foi anunciada a público por Arnóbio Rocha, conhecido por fazer denúncias de fake news e desmitificar situações diversas na internet. Ao experimentar o novo sabor percebeu que a carne não se tratava de picanha, mas o molho tinha um gosto semelhante e, por isso, resolveu partilhar em suas redes sociais a situação, em forma de crítica à tão renomada marca de fast food.
Órgãos como o Conselho de Defesa do Consumidor e o Ministério da Justiça pediram esclarecimento à empresa sobre o ocorrido e o Conselho de Autorregulamentação Publicitária entrou com uma ação ética contra o Mc Donald’s para verificar a veracidade da publicação do caso.
Após o ocorrido, a empresa retirou o novo sabor de sanduíche do cardápio e publicou em suas redes sociais uma nota de retratação, pedindo desculpas, assumindo que houve um erro no momento da escolha do nome do hambúrguer e que posteriormente iria relançá-lo, mas dessa vez, com outro nome.
Há quem diga que o caso se trata de uma estratégia para vender mais, uma vez que o nome se torna um forte atrativo de vendas, e boa parte dos consumidores não analisam de fato o que compõe os produtos que eles consomem.
Mas qual a relação do caso “Mc Picanha” com uma gestão negligente?
Uma gestão negligente pode ser causada por diversos fatores. A empresa precisa acima de tudo estar alinhada com seus objetivos, possuir uma equipe de colaboradores eficiente e focada nos resultados e uma gestão capaz de direcionar bem o projeto e seus valores. Caso contrário, até mesmo situações fúteis e pequenas podem atrapalhar o desempenho da empresa no mercado.
Sem uma análise estratégica e uma proposta de projeto eficaz são alarmantes os riscos sob os quais a empresa está sujeita, obviamente atrapalhando seus resultados.
No caso “Mc Picanha”, a empresa feriu o princípio da publicidade sendo desonesta com seus fiés clientes. A informação sobre os componentes do serviço ou produto ofertado devem ser divulgadas de forma clara e precisa, evitando lacunas, más interpretações ou até mesmo especulações que possam prejudicar a integridade do produto e da marca como um todo. Além disso, é de suma importância considerar as sugestões ou reclamações dos clientes, por menores e mais simples que elas sejam.

Portanto, uma gestão atenciosa e perfeccionista é fundamental para que seu negócio faça sucesso. A análise estratégica de todos os pontos da organização, especialmente, os que interferem ou condizem com os projetos da empresa, é de suma importância e evita que erros ou situações constrangedoras aconteçam.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Assessment: entenda esta ferramenta de avaliação comportamental!

Assessment: entenda esta ferramenta de avaliação comportamental!

02/05/2019

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

02/10/2020