Wladimir Martins 17/07/2024

Liderança Humanizada

Diante das constantes transformações no mercado de trabalho que, por sua vez, interferem diretamente na rotina dos trabalhadores, é cada vez mais necessária a adoção de uma liderança humanizada. Esse termo ganhou força nos últimos anos, especialmente, após os impactos sociais causados pela pandemia da Covid-19. A Liderança Humanizada é um modelo de gestão pautado no respeito, na empatia e na solidariedade. Nele, os líderes interagem com sua equipe visando a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores.
O líder, além de gerir, precisa trabalhar para garantir um ambiente de trabalho mais acolhedor e humano. As vivências dos colaboradores influenciam em seus comportamentos dentro da organização, por isso, entender suas particularidades é fundamental para que todos se sintam vistos na empresa.
A Liderança Humanizada exige que o líder incentive as pessoas da sua equipe e defenda sua integração em diferentes áreas; estabeleça uma comunicação eficiente e empática com seus colaboradores; mantenha diálogos e acordos com o grupo; incentive, acolha e trabalhe a inteligência emocional com os membros da equipe; e entenda os desejos de seus funcionários, alinhando suas necessidades com as da empresa.
Compreendemos a Liderança Humanizada como aquela que prioriza o bem-estar dos indivíduos, sendo capaz de estimular, direcionar e proporcionar mais satisfação e felicidades para o grupo.
Com ela, é possível melhorar a cultura da empresa e atrair novos talentos e investidores. Boas condições de trabalho geram prazer e felicidade, elevando a produtividade da equipe e colaborando para a formação de uma atmosfera mais saudável, dedicada e engajada. Os resultados também sofrem mudanças significativas, gerando mais lucros e fortalecendo a marca da empresa.
Apesar de necessária, muitos não sabem como desenvolver a Liderança Humanizada e aplicá-la em sua equipe. Para isso, é necessário praticar o autoconhecimento. Fazendo uma análise de si é possível identificar os pontos fortes e fracos e melhorá-los, para assim, trabalhar em harmonia com a equipe. Ter transparência e aceitar feedbacks do time também é importante. Ouvir os colaboradores e suas sugestões aumenta a parceria entre as partes e faz com que eles próprios sintam mais confiança em seus líderes.
Outras dicas que contribuem para a formação de uma gestão humanizada, seria:
– Investir em treinamentos e programas de aprimoramento das qualidades do líder. Nunca é demais melhorar a escuta ativa e o senso de solidariedade.
– Agendar reuniões e discutir melhorias com seus liderados, assim é possível desenvolver relações humanas mais positivas e agradáveis.
– Manter uma comunicação aberta e empática com todos, tratando-os de forma igual e sem preconceitos.
Por meio da Ferramenta PDA e seus eixos, é possível desenvolver habilidades práticas que auxiliam e promovem uma boa liderança. Dentre elas, estão: a capacidade de assumir riscos, manter bons relacionamentos e uma boa comunicação com os liderados, ter paciência e compreensão diante de situações adversas, ter disciplina, cautela e ceticismo. Bons líderes precisam estar conscientes de seu papel e trabalhar a empatia e o cuidado com seus colaboradores, entendendo que a equipe é formada, sobretudo, por pessoas humanas, com qualidades e sentimentos que precisam ser respeitados e valorizados.



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