Marketing Opus 11/01/2019

Você sabe como a geração Z pode mudar a sua organização? Não? Então está na hora de descobrir!

Geração Z no trabalho: o que buscam e como contratá-los?

Já ouviu falar da sucessora da geração Y? Formada pelas pessoas que nasceram entre 1990 e 2010, ela está ganhando espaço no mercado de trabalho, reformulando profissões e fazendo com que as organizações revejam a relação entre empregador e colaborador. A mudança é tão grande que cada vez mais as empresas se perguntam a mesma coisa: o que diferencia a geração Z no trabalho e por que não devo deixar de investir nela?

Para responder essas perguntas, preparamos um post que vai apresentar as características desse novo perfil profissional e revelar o que é preciso para atrair e retê-lo. Acompanhe!

Quais as características da geração Z

A geração Z tem algumas características bem marcantes. Por exemplo, ela nasceu no auge da globalização, cresceu cercada pelos avanços tecnológicos e tem uma postura mais inclusiva e ecologicamente consciente que adotam tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. No entanto, não acaba aí, ok?

Afinal, há um aspecto que não pode ficar de fora dessa lista: ela é superconectada. Essa geração está ligada intimamente com a internet, usando-a todos os dias por meio de vários aparelhos (computadores, tablets, smartphones consoles etc.) e para as mais diversas atividades, desde se informar e se entreter até estudar e trabalhar.

Por que contratar e manter esses profissionais?

Devido ao perfil que acabamos de descrever, fica claro o porquê vale a pena investir nela: aqueles que fazem parte da geração Z são nativos digitais.

Ou seja, estão familiarizados com os mais diversos programas, ferramentas, plataformas e dispositivos virtuais e tecnológicos existentes, visto que eles têm contato com cada uma dessas coisas desde pequenos.

Isso faz com que esses profissionais tenham uma maior capacidade de se adaptar aos recursos utilizados na sua organização, tirando o melhor proveito deles na rotina laboral.

Para completar, eles são excelentes para assumir a frente em projetos e negociações internacionais, especialmente os mais delicados que requerem verdadeiros embaixadores — e é fácil entender o porquê.

Eles são pessoas que não só vão lidar melhor com as diferenças culturais e étnicas com o máximo de diplomacia, mas, acima de tudo, garantir que futuros parceiros, fornecedores ou mesmo investidores estrangeiros se sintam acolhidos e bem recebidos.

O que fazer para atrair e reter a geração Z no trabalho?

Até aqui, foi mostrado que faz toda a diferença ter a geração Z no trabalho. Porém, ao contrário de muitos outros profissionais do mercado, eles não estão atrás da estabilidade de ter um emprego. Eles querem mais. Muito mais.

São indivíduos que buscam desafios para se superarem, serem reconhecidos pelos méritos que têm e autonomia para exercerem a profissão que escolheram com o máximo de flexibilidade. ]

Por isso, é importante pensar em estratégias para não só atrair esse nicho, como também retê-los na sua equipe. Abaixo, reunimos algumas:

  • aposte em uma cultura corporativa que reconhece e premia (com benefícios ou bônus) quando os colaboradores apresentam boas ideias para projetos, batem metas, têm um desempenho acima da média etc;
  • ofereça planos de carreira para que eles possam crescer internamente, assumir cargos de maior relevância, realizar novas funções e atividades, ter novas vivências profissionais, conquistar salários maiores etc;
  • tenha horários e estações de trabalho flexíveis, assim eles não ficam presos a uma rotina rígida e convencional, podendo atuar de outros locais e em períodos do dia que se sentem mais criativos e produtivos.

Como você viu, deixar de investir na geração Z no trabalho pode, a longo prazo, comprometer o sucesso do seu negócio, ainda mais quando ele investe em tecnologia, em capital humano e em relações comerciais internacionais.

Por isso, comece hoje mesmo a estruturar o recrutamento desse novos profissionais, pois são eles quem vão representar a cara das empresas nas próximas décadas!

Gostou de saber mais sobre o assunto e tem outra dica para atrair e reter esse profissionais? Então não deixe de compartilhá-la com a gente nos comentários!



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