Wladimir Martins 01/08/2022

Automação no RH

A automação atualmente vem ganhando espaço dentro da maiorias das empresas e tornando-se indispensável para a implementação de modelos de trabalho mais eficientes e tecnológicos. Por sua vez, o objetivo da automação no RH é otimizar o tempo dos funcionários no geral, permitindo que tarefas estatísticas sejam feitas por um sistema previamente desenvolvido que não necessita acompanhamento assíduo de algum responsável pelo setor, oferecendo assim mais tempo livre para que estes colaboradores possam se ocupar de tarefas mais dinâmicas e diversas.
Existem porém aqueles que acreditam que as estratégias de automação na verdade dão vazão a uma diminuição do contato pessoal entre setores e departamentos, transformando as relações intra-empresariais em mais escassez. Na verdade, essa só é uma possibilidade se a automação em questão não for utilizada da maneira correta, pois quando aplicada para impulsionar a empresa, a automação na verdade amplia o raio de conexões entre as pessoas e principalmente entre RH e colaboradores, pois aumentando o tempo livre desses trabalhadores, aumenta-se também os níveis de energia para o auto desempenho e para as relações.
Uma grande dúvida entre gestores é como escolher a melhor opção de ferramenta de automação para aplicar no seu RH, visto que cada uma delas possui seus próprios métodos e atua em de forma diferente em pontos diferentes de análise. A implementação de novas tecnologias significa que uma organização precisa passar por um processo de gerenciamento de mudanças. Todos, do CEO aos gerentes e funcionários, precisam aprender a fazer as coisas de maneira diferente. Conseguir que toda a empresa participe dessa transição pode ser um desafio. No entanto, mesmo a automação sendo item de extrema importância para suportar os modelos de trabalho híbridos e remotos, além de impactar profundamente nas funções do RH, não há como esperar que a automação por si só seja a única atuante ativa e resolva da noite para o dia todos os problemas relacionados ao cuidado interpessoal.
Por fim, é importante compreender que nenhuma ferramenta de coleta de dados ou análise funciona sem uma devida fiscalização dos responsáveis pelo setor que acima de tudo devem estar constantemente atentos às necessidades organizacionais e humanas. Sem mencionar é claro que colaboradores devidamente treinados, capacitados, saudáveis mentalmente e liderados adequadamente, colaborarão de forma mais eficaz para o alcance dos objetivos e sucesso da organização.



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