Marketing Opus 29/02/2020

Guia completo: entenda a avaliação de desempenho!

Os seus colaboradores executam uma série de atividades na empresa e, para isso, precisam colocar em prática algumas competências essenciais. Mas, você sabe que competências são essas? Entende qual o desempenho de cada membro do time em relação ao que eles precisam desenvolver dentro da empresa? É aí que entra a avaliação de desempenho como grande aliada!

A avaliação de desempenho é, de forma resumida, uma forma de mensurar as competências e resultados dos colaboradores. Ela é um importante processo de gestão de pessoas e serve para embasar a tomada de diversas decisões dentro da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o nosso guia completo e entenda tudo sobre o que é e como aplicar uma avaliação de desempenho na sua empresa!

O que é uma avaliação de desempenho?

Antes de tudo, é importante que você entenda exatamente o que significa uma avaliação de desempenho. Ela é um instrumento, uma ferramenta, utilizada para mensurar de forma quantitativa e objetiva a performance dos seus colaboradores.

Ela é elaborada com base nas competências necessárias para a realização das atividades, comparando-as com o que cada colaborador efetivamente demonstra, na prática. Além disso, ela inclui as metas, atividades, resultados e qualidade do que é realizado por cada um dos membros, servindo para dar um panorama do desempenho do colaborador em um determinado período.

Portanto, ela é um forma de análise de performance, servindo tanto para avaliar o colaborador individualmente quanto a equipe e a empresa como um todo. Mas uma coisa é importante lembrar: avaliação de desempenho é um dos processos da gestão de desempenho de qualidade.

Isso significa que a gestão de desempenho, processo central para uma atuação estratégica do RH da empresa, é um processo mais complexo, que exige a avaliação de desempenho como uma de suas etapas. A gestão é, na realidade, um conjunto de estratégias para avaliar e melhorar a performance da equipe, possibilitando a geração de mais e melhores resultados, assim como o desenvolvimento dos colaboradores como um todo.

Qual a importância de uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um dos processos mais estratégicos do setor de RH de uma empresa. Entenda agora a importância dessa prática, tanto para os colaboradores quanto para o negócio.

Impulsiona o autoconhecimento

O autoconhecimento é um dos elementos centrais para o desenvolvimento e sucesso profissional de um colaborador. Afinal, é importante que cada um dos membros da sua equipe saiba quais são as suas principais competências, pontos a serem desenvolvidos e potencialidades.

Além disso, cada colaborador precisa entender quais são as tarefas mais indicadas para o seu perfil profissional e como transformá-las em resultados para a empresa.

É aí que a avaliação de desempenho entra como grande aliada. Quando você realiza esse processo, gera um panorama de quais são as competências, melhores resultados e principais falhas de cada um. Dessa forma, o autoconhecimento do profissional sobre o próprio perfil e as próprias características é potencializado, permitindo que ele tome decisões mais assertivas sobre quais tarefas realizar e como se desenvolver.

Gera insumos para o RH

O mito de que o setor de RH é uma área extremamente subjetiva dentro da empresa já foi combatido. Hoje, um RH estratégico é aquele que utiliza dados e insumos objetivos, quantitativos, para embasar a tomada de decisão sobre processos a serem implementados e estratégias a serem desenvolvidas.

A avaliação de desempenho é mais uma fonte de informações nesse aspecto. Ela fornece diversos dados sobre a performance de cada um dos membros da empresa, setores e área e do negócio como um todo. Com isso, o RH é capaz de utilizar todos esses dados como insumos para criar estratégias que impulsionem os resultados da empresa.

Mensura resultados objetivamente

Mensurar os resultados de uma equipe ou de um colaborador pode ser uma tarefa extremamente desafiadora, porém essencial. Afinal, cada membro da empresa gera resultados importantes para o desenvolvimento do negócio como um todo, contribuindo de alguma forma com o produto ou serviço que chega ao consumidor final e com o posicionamento da empresa no mercado.

Nesse aspecto, a avaliação de desempenho se mostra como uma ferramenta importante para solucionar esse problema dentro da empresa. Ela permite que você entenda quais foram os resultados gerados por cada um dos colaboradores e, inclusive, os resultados das estratégias de desenvolvimento adotadas pela empresa. Com isso, é possível realizar ajustes de forma a melhorar a performance do negócio.

Orienta o desenvolvimento do time

A avaliação de desempenho também é uma grande aliada do desenvolvimento de competências e habilidades nos colaboradores da empresa. Isso porque, como resultado desse processo, você pode descobrir que determinados membros do time não geram os resultados esperados porque faltam competências, tanto técnicas quanto comportamentais.

A partir disso, é possível direcionar os treinamentos e capacitações para essas habilidades, de forma a desenvolvê-las. Você pode, inclusive, utilizar esses dados para criar um plano de carreira para cada colaborador da empresa.

Para mensurar a eficácia dessas estratégias de desenvolvimento, é possível comprar os resultados de uma avaliação de desempenho com os da anterior, de forma a identificar se as competências foram efetivamente desenvolvidas e traduzidas em resultados práticos ao longo do tempo.

Abre espaço para a cultura de feedback

A cultura de feedback se refere ao costume, dentro de uma organização, de compartilhamento de feedbacks entre os colaboradores de forma a potencializar o desenvolvimento do time. Ela é extremamente benéfica para a organização e os colaboradores, uma vez que abre espaço para uma comunicação interna de qualidade e direcionada para o sucesso do negócio.

Quando você realiza uma avaliação de desempenho dentro da empresa, abre espaço para que esse tipo de cultura se consolide na organização. Isso porque os colaboradores recebem um feedback de qualidade da equipe de RH, podendo conversar sobre ele e esclarecer dúvidas.

Além disso, podem compartilhar esse momento com os colegas e gestores, abrindo também espaço para esse tipo de comunicação dentro da empresa, impulsionando a instalação de uma cultura de feedback.

Quais os principais tipos de avaliação de desempenho?

Antes de entender como estruturar esse processo com qualidade dentro da sua empresa, é essencial que você saiba que existem diversos tipos de avaliação de desempenho. Cada um deles atende a objetivos distintos, não existindo um modelo ideal para todas as organizações.

O melhor para a sua empresa é aquele que melhor se adequa às necessidades do negócio e aos seus objetivos estratégicos. Portanto, conheça agora cada um deles para entender qual o melhor para a sua empresa! 

Avaliação 360º

A avaliação 360º tem esse nome por possibilitar a análise da performance do colaborador em todos os ângulos possíveis — ou seja, em 360º. Isso é possível porque essa metodologia exige que todos os colegas e líderes que têm alguma relação com o colaborador que está sendo avaliado, no que se refere ao dia a dia das atividades da empresa, devem responder ao questionário, inclusive o próprio colaborador. 

Portanto, alguém da área de marketing, por exemplo, que trabalha com outros 3 colegas em sua equipe e tem um líder da área, deve ser avaliado por essas 4 pessoas. Além disso, ele próprio deve responder ao questionário de avaliação de desempenho, permitindo uma comparação sobre a visão que ele tem de si mesmo e a impressão das pessoas ao redor. 

Avaliação 180º

A avaliação 180º é bastante semelhante à 360º, porém é um pouco mais simples. Nessa avaliação apenas o líder direto do colaborador e ele próprio respondem ao questionário. Além disso, os líderes finais, ou seja, CEOs ou presidente da empresa, também não são incluídos na avaliação de desempenho por não terem líderes diretos. 

Portanto, no caso do colaborador da área de marketing, apenas ele mesmo e o líder do time responderiam ao questionário sobre o desempenho desse profissional. Portanto, ela também permite a comparação entre a percepção do colaborador e a visão do líder sobre a performance. 

Avaliação por competências

Cada cargo da sua empresa exige que determinadas competências sejam exibidas pelos colaboradores para que eles gerem os melhores resultados para a empresa. É exatamente esse o foco da avaliação por competências. 

Nesse tipo de avaliação de desempenho, você deve investigar quais são as competências essenciais de cada um dos cargos da empresa e, a partir disso, criar uma lista. A partir disso, é possível criar uma ferramenta diferente para cada um dos cargos da empresa, investigando se o profissional que ocupa essa posição efetivamente exibe as competências necessárias para realizar um bom trabalho. 

Portanto, nesse caso, é possível ter uma visão muito clara de quais são as competências mais bem desenvolvidas do time e quais merecem atenção e treinamentos. Porém, esse tipo de avaliação de desempenho exige grande personalização dos questionários, que devem ser diferentes para cada um dos cargos da empresa.

Avaliação comportamental 

Por fim, um outro tipo de avaliação de desempenho que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas é a avaliação comportamental. Afinal, o que efetivamente é possível de ser observado é o comportamento, não é mesmo? 

Apesar de cada pessoa ser diferente entre si, existem alguns grandes grupos que agrupam perfis comportamentais semelhantes. É exatamente isso que é utilizado na avaliação comportamental, buscando o entendimento do perfil predominante em cada membro da sua equipe. 

Para isso, é aplicado um questionário no qual o colaborador deve indicar comportamentos mais frequentes, formas como reage a determinadas situações e características da sua personalidade. A partir disso, é possível analisar as informações geradas e encontrar o perfil comportamental predominante em cada colaborador, identificando, inclusive, perfis de liderança dentro da equipe. 

Como estruturar a avaliação de desempenho?

Agora que você já sabe da importância da avaliação de desempenho, tanto para os colaboradores quanto para o sucesso do negócio, é hora de descobrir como realizar essa atividade com qualidade dentro da empresa. Entenda agora o passo a passo para estruturar a avaliação de desempenho agora mesmo!

Escolha um tipo de avaliação 

Diante de todos os tipos de avaliação de desempenho apresentados, é preciso que você escolha o melhor para a sua empresa. Não existe um tipo ideal para todos os negócios uma vez que isso depende das características específicas da organização e dos objetivos da avaliação de desempenho. 

Portanto, revise o organograma e o funcionamento da empresa. A partir disso, busque identificar a metodologia que melhor atende aos seus objetivos e que trará mais benefícios para a empresa. 

Se, por exemplo, o seu principal foco é promover o autoconhecimento da equipe, pode ser que uma avaliação 360º ou 180º seja a mais indicada. Por outro lado, uma avaliação por competências pode ser o melhor tipo para embasar a tomada de decisão sobre os próximos treinamentos e capacitações a serem oferecidos para a equipe. 

Planeje o processo de avaliação 

Após definir o melhor método de avaliação de desempenho, é o momento de planejar todo o processo com cuidado. Para isso, comece com a definição da equipe responsável e identifique um líder para o time, de forma a identificar os responsáveis pela implementação da avaliação de desempenho na empresa. 

A partir disso, é preciso criar um cronograma, estabelecendo todas as etapas do processo e datas para realização de cada uma delas. Por fim, defina metas e indicadores, assim como resultados esperados para cada uma das etapas do processo de avaliação de desempenho. 

Capacite o time de avaliação 

É preciso contar com profissionais altamente capacitados para a realização de uma avaliação de desempenho de qualidade dentro da empresa. Isso porque esses colaboradores precisam se mostrar extremamente sigilosos e cuidadosos, garantindo a integridade do processo e a confiabilidade dos dados obtidos. 

Na avaliação de desempenho, dependendo do método escolhido, é exigido que os colaboradores deem feedback sobre o desempenho de colegas e, até mesmo, líderes e gestores. Dessa forma, para garantir que o time se sinta confortável para dar feedbacks sinceros, é preciso garantir que as informações são totalmente sigilosas. 

Crie um questionário de qualidade 

Agora é a hora de escolher o tipo de questionário a ser utilizado. Nesse aspecto, é importante que você saiba que também não existem questionários que sejam ideais e indicados para todas as empresas e contextos. O melhor também depende dos seus objetivos, tipo de avaliação de desempenho escolhida e realidade da sua empresa. 

Portanto, identifique o tipo que atende da melhor forma aos objetivos estratégicos da sua avaliação de desempenho. Além disso, garanta que a forma de aplicação do questionário seja simples e adequada à realidade da empresa, aumentando os índices de engajamento dos colaboradores no processo. 

Converse com os colaboradores da empresa 

Os colaboradores podem ficar confusos sobre o que é e qual a necessidade de aplicação da avaliação de desempenho na empresa. Dessa forma, para garantir que eles se engajem e deem respostas sinceras e confiáveis, é preciso que você converse com cada um deles. 

A conversão não precisa ser individual, podendo ser feita de forma coletiva com cada um dos departamentos do negócio ou, até mesmo, com a empresa toda. Nesse momento, é importante que você deixe claro quais são os objetivos da avaliação de desempenho e como funcionará o processo. 

Além disso, abre espaço para questionamentos e sugestões. Pode ser que os colaboradores apresentem possíveis problemas e soluções para garantir que a avaliação de desempenho será realizada da melhor forma possível. Além disso, deixe clara a importância da participação e engajamento de todos no processo e o comportamento esperado de cada um. 

Coloque a avaliação de desempenho em prática

Agora é a hora de efetivamente colocar em prática a avaliação de desempenho dos colaboradores. Para isso, siga o planejamento e distribua o questionário com as devidas instruções aos colaboradores. 

Lembre-se de deixar claro, novamente, o sigilo do processo. Além disso, ressalte a necessidade de que todos respondam o mais sinceramente possível a cada uma das perguntas do questionário. 

Analise os resultados 

A aplicação do questionário não é o fim do processo de avaliação de desempenho. Após esse momento, é essencial uma boa análise dos dados coletados de forma a garantir que esses dados brutos se transformem em informações úteis para o negócio

Portanto, analise as respostas de cada um dos questionários, criando relatórios individuais sobre o desempenho de cada colaborador. Aproveite para realizar também as avaliações por área ou setor dentro da empresa, além de analisar o desempenho do negócio como um todo. 

Dê feedback aos colaboradores

A avaliação de desempenho é pouco útil quando não tem aplicação prática. Portanto, após a análise de dados, é importante fornecer um feedback para cada um dos colaboradores do negócio. Dessa forma, além de aumentar os níveis de autoconhecimento dos membros do time, você ainda torna cada um deles responsável pela própria performance dentro da empresa. 

O ideal é que você crie relatórios individuais para cada colaborador e envie-os para cada um. Além disso, tente conversar com cada membro do time de forma individual para explicar o relatório e indicar potencialidades e pontos de melhoria. 

Repita o processo periodicamente

Por fim, é importante que a avaliação de desempenho seja realizada periodicamente dentro da empresa. Dessa forma, logo após uma aplicação, é importante que você já defina a data da próxima. Ela pode ser trimestral, semestral ou, até mesmo, anual, dependendo dos seus objetivos e características individuais do negócio. 

Quais são os tipos de questionário para avaliação de desempenho?

Além de existirem diversos tipos de avaliação de desempenho, também existem tipos diferentes de questionários que podem ser utilizados na sua empresa. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e descubra! 

1. Escala likert 

O tipo de questionário mais comum é o chamado de escala likert. Nele, o indivíduo deve ler uma série de frases e escolher, dentre as alternativas, o quão se identifica ou concorda com cada uma delas. 

Geralmente, são apresentadas 5 ou 7 alternativas, apesar de essa não ser a regra. Porém, utilizar números ímpares pode ser o mais indicado, uma vez que eles permitem o ponto neutro, ou seja, o ponto do meio.

Portanto, em uma escala que apresenta 5 opções, que vão desde concordo totalmente a discordo totalmente, o número 3 geralmente é interpretado como neutro, nem concordo nem discordo, dando mais opções de escolha aos colaboradores. 

2. Perguntas abertas

Você também pode utilizar perguntas abertas para a avaliação de desempenho da sua empresa. Geralmente, quando isso acontece, o indicado é criar uma entrevista semiestruturada, na qual a equipe de RH faz perguntas aos colaboradores e gestores sobre o desempenho dos colegas e, até mesmo, dele próprio. 

Esse método permite uma avaliação de desempenho mais aprofundada, uma vez que você pode pedir para que o profissional justifique a resposta ou fale mais sobre determinado assunto. Porém, é mais trabalhoso, não sendo indicado para empresas muito grandes. 

3. Escolha forçada 

Um outro tipo de questionário que você pode utilizar na empresa é o chamado de escolha forçada. Para entender como ele funciona, lembre-se de testes vocacionais que ficam disponíveis na internet. Você já realizou algum que dava duas opções e você deveria selecionar a melhor para você? Pois saiba que esse é um teste de escolha forçada. 

O nome vem do fato de que o indivíduo precisa escolher entre duas opções. Geralmente, ele é utilizado para mensurar características que, socialmente, são consideradas como negativas, como a timidez, agressividade, medo, ansiedade, entre outras.

Isso porque, diante de duas situações de ansiedade, por exemplo, o colaborador precisa escolher uma e, nesse momento, é possível mensurar algumas características sobre o seu desempenho ou personalidade que ele tenta esconder. 

O que é essencial ao elaborar a avaliação de desempenho?

Como você pode perceber ao longo desse texto, a avaliação de desempenho é um processo complexo, que exige que você preste atenção em diversas variáveis e realize um planejamento detalhado sobre cada fase. Além disso, são diversas decisões a serem tomadas, como o tipo de avaliação de desempenho a ser implementado e o tipo de questionário a ser utilizado. 

Diante dessa complexidade, é importante que você fique atento a alguns pontos para garantir um processo perfeito dentro da sua empresa. Quer saber quais são eles? Veja:

  • capacite os colaboradores;
  • faça perguntas claras;
  • testes o questionário na equipe de RH e colete feedbacks;
  • garanta o sigilo das respostas; 
  • não exponha os colaboradores ou seus resultados; 

Com esse artigo, você está pronto para implementar uma avaliação de desempenho de qualidade dentro da sua empresa. Lembre-se de revisar os seus objetivos e as necessidades específicas do seu negócio, de forma a escolher o melhor método a ser utilizado. Além disso, siga as nossas dicas e aproveite todos os benefícios que a avaliação de desempenho de qualidade pode trazer para a sua empresa! 

Quer continuar se informando? Então aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra o que é e quais as aplicações da análise comportamental!



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