Wladimir Martins 21/11/2024

Chatgpt: aspectos positivos e negativos para as empresas

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisas norte-americano chamado OpenAI, o chatgpt é um sistema de processamento tecnológico que usa Inteligência Artificial para formar um modelo de linguagem capaz de interagir com os seres humanos e fornecer respostas rápidas a partir de determinados comandos. A ferramenta foi lançada no final do ano de 2022 e dois meses após o seu lançamento já atingia a marca de 100 milhões de usuários ativos. Ela permite o acesso aos mais variados assuntos com informações rápidas e objetivas, seja uma receita, um texto dissertativo, um evento histórico e até ajuda na resolução de problemas lógicos. Além disso, a tecnologia é capaz de produzir imagens e vídeos a partir de informações adquiridas de banco de dados ou portais da internet.

Mas como essa ferramenta pode ser útil na sua empresa?

A agilidade e a capacidade de fornecer informações rápidas podem ser ótimas aliadas. Em poucos segundos a tecnologia redige um texto de acordo com suas preferências, além de auxiliar no tira-dúvidas e na busca por respostas. A ferramenta também é bastante acessível e simples de usar, basta entrar no site oficial e escrever na barra de texto. Ela pode ensinar conceitos complexos em linguagem de fácil entendimento, otimizar bastante o seu tempo de pesquisa e, também, de criação de textos e conteúdo. O chatgpt é gratuito e está disponível em português, o que garante que o acesso chegue a diversos usuários.

Entretanto, a nova plataforma também apresenta pontos negativos, confira alguns deles:

Confiabilidade: o sistema foi criado há poucos anos e ainda se encontra em fase de aperfeiçoamento. Portanto, algumas informações, por mais que pareçam corretas, podem ser enganosas, uma vez que o conteúdo pode ser gerado a partir de dados que se baseiam em informações falsas. Além disso, há risco de parte dos textos serem plagiados devido, também, ao fato do bot utilizar outras fontes para gerar os conteúdos.

Desatualização: a ferramenta traz informações divulgadas até o ano de 2021. Dessa forma, muitas delas podem estar desatualizadas e até incompletas, o que pode ser um problema caso o usuário esteja em busca de informações em tempo real.

Prejudicial: substituir a mente pensante pela inteligência artificial pode gerar ociosidade nos usuários e impactar negativamente o seu desenvolvimento. O recomendável é que a plataforma sirva de apoio às tarefas e não esteja acima do pensamento e das tomadas de decisão dos seus usuários.

Discriminação: os algoritmos de algumas inteligências artificiais podem reproduzir estereótipos discriminatórios, visto que as ferramentas utilizam dados que refletem os preconceitos já existentes na sociedade.

Falta criatividade: muitos dos textos produzidos pela plataforma carecem de criatividade e pensamento crítico, falta-lhes raciocínio e verdadeira compreensão de mundo.

Carência de inteligência emocional: apesar do bot produzir textos assertivos, ele falha na empatia, no apoio emocional e na compreensão adequada das emoções.

Portanto, apesar da plataforma ser uma ótima aliada na otimização do tempo, com dinamismo e agilidade, ela pode ser prejudicial à saúde se usada de forma inadequada, além de pecar na confiabilidade, precisão e originalidade, abrindo espaço até para a geração de informações tendenciosas.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Confira essas dicas essenciais para mudança de carreira bem sucedida

Confira essas dicas essenciais para mudança de carreira bem sucedida

04/01/2021

RH digital: saiba o que é e qual a sua importância para empresa

RH digital: saiba o que é e qual a sua importância para empresa

26/10/2020

Empresa 4.0: fique por dentro das principais características e vantagens

Empresa 4.0: fique por dentro das principais características e vantagens

02/10/2020