Marketing Opus 13/01/2019

Descubra agora mesmo o que é cultura organizacional e qual a importância de investir nesse elemento na sua empresa! Confira em nosso blog post!

Você sabe o que é cultura organizacional? Saiba como desenvolver!

Você certamente já ouviu falar sobre cultura organizacional, certo?

Cada empresa possui uma cultura própria, com comportamentos e valores a serem desenvolvidos e expressados pela sua equipe. Isso determina como a organização se posiciona no mercado, qual o tipo de solução gerado e quais são as principais estratégias a serem adotadas pela empresa.

Portanto, a cultura organizacional é essencial para o sucesso do negócio. Mas, você sabe exatamente o que significa esse conceito? Entende como gerir e desenvolve-lo dentro da sua empresa? Se não, está na hora de descobrir!

Leia agora mesmo este artigo e entenda mais sobre a cultura organizacional!

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional é, basicamente, um conjunto de valores, crenças, comportamentos esperados e elementos compartilhados pelo seu time de colaboradores. Dessa forma, além de ela determinar alguns comportamentos da equipe, ainda tem papel fundamental no planejamento estratégica da empresa, estabelecendo princípios éticos e morais que não podem ser questionadas e valores que são compartilhados pelos colaboradores.

Qual a importância da cultura organizacional para o negócio?

A cultura organizacional tem papel fundamental nos resultados da empresa. Ela diz respeito aos seus princípios e é uma forma de se comunicar e despertar o interesse dos clientes. Ou seja, quem possui valores semelhantes aos da organização têm maior probabilidade de adquirir os seus produtos ou serviços.

Mas a importância da cultura vai além do seu posicionamento de marca. Ela também está muito relacionada à forma como os colaboradores irão se comportar e quais são os valores que você busca nos talentos que fazem parte da empresa. Portanto. a cultura gera um alinhamento entre a equipe, direcionando inclusive o processo seletivo da organização.

Como desenvolver a cultura organizacional na empresa?

Diante da centralidade da cultura na tomada de decisão e posicionamento da empresa diante do mercado, é essencial que você busque formas de desenvolvê-la, não é mesmo?

Veja as nossas dicas para realizar essa tarefa com eficiência!

Defina seu propósito

Comece entendendo qual o propósito de existência da sua empresa, o porquê de o negócio existir. Esse é o seu propósito, a sua missão, e deverá servir como base para todas as outras definições relacionadas à cultura da organização.

Entenda seus valores

Além do propósito, é importante também que você estabeleça valores, ou seja, regras éticas e morais que devem ser seguidas por todos os colaboradores que fazem parte do negócio. Portanto, entenda quais são os valores dos quais você não abre mão, que traduzem a forma como a empresa deseja se posicionar no mercado e na sociedade como um todo.

Descubra crenças compartilhadas

Existem crenças que são compartilhadas por todo o seu time de colaboradores. São elas que unem a equipe e permitem que todos trabalhem juntos, rumo a um objetivo compartilhados.

Nesse aspecto, também é importante que você descubra quais são elas e entenda se estão ou não coerentes com seu propósito e valores. A partir disso, reestruture as crenças de forma a alinhar toda a equipe em torno da missão geral da empresa.

Analise o comportamento

Por fim, o comportamento dos colaboradores diz muito sobre a cultura da empresa. Portanto, realize uma análise do perfil comportamental dos colaboradores e busque identificar padrões de comportamento no time. Lembre-se de que ele também deve ser coerente com a missão, valores e crenças da empresa como um todo.

A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes do ambiente interno da sua empresa. Portanto, é essencial que você entenda esse conceito e desenvolva-o da melhor forma possível, buscando sempre o sucesso do negócio.

Uma consultoria especializada pode ser a sua maior aliada, auxiliando a gestão da empresa a identificar a cultura presente na organização e desenvolvê-la em direção aos objetivos maiores da empresa.

Quer desenvolver a cultura da empresa? Então acesse o site da Opus Human e descubra as nossas soluções para o seu negócio!



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