Wladimir Martins 15/06/2021

Employe Experience: Você sabe o que é?

Experiência do funcionário, em inglês Employee Experience, nada mais é do que um conjunto de técnicas que vem sendo aos poucos implementadas em ambientes organizacionais para fundamentalmente rastrear as experiências e percepções dos colaboradores e centrar o setor de RH nos resultados dessa pesquisa de rastreio. Em outras palavras, tornar os responsáveis pelos recursos humanos voltados especificamente para as necessidades, insatisfações e satisfações dos colaboradores. A ferramenta possui uma metodologia que visa prioritariamente construir equipes de alto desempenho e performance através das adaptações necessárias e investimentos em promover cada vez mais um ambiente e clima organizacionais que colaborem para o bem-estar físico e mental de cada funcionário. A ferramenta se destaca por trabalhar enaltecendo a otimização da experiência saudável e dos recursos de beneficiamento do colaborador. Vale lembrar que a implementação da ferramenta implica em manter tais condutas de priorização da experiência do colaborador desde o início, na etapa de contratação, até o momento de seu desligamento, o que significa que provavelmente essa implicação levaria a uma mudança brusca na forma de realização da maioria dos processos organizacionais e é portanto uma mudança digna de tempo, planejamento e organização. Apesar de parecer um pouco desafiador transformar a sua empresa ou gestão desta forma, os resultados decorrentes do método em questão refletem fortemente o uso consciente e focado da estratégia de gestão de pessoas adotada pela ferramenta. Estratégia essa que busca atuar com precisão sobre o engajamento das equipes enquanto grupo ou se tratando de cada colaborador individualmente. Essa evolução dos meios de gerenciamento que antes eram focados indiscutivelmente em resultados, vendas e metas, hoje se convertem em um aprimoramento organizacional voltado a transformar o trabalhador e suas opiniões em mecanismo central de funcionamento de uma organização. Afinal, os funcionários são os pés e pernas que caminham o futuro da organização para o sucesso. Nada mais justo que reservar aos que doam horas e mais horas todos os dias de suas vidas para sustentar o funcionamento efetivo de uma empresa, qualidade de vida e bem-estar. Algumas das melhorias mais facilmente percebidas através da implementação do Employee Experience são a melhoria das relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho e consequentemente equilíbrio do clima organizacional, redução das tensões relativas às rotinas no trabalho, redução da rotatividade, desenvolvimento de um clima corporativo favorável ao aumento da produtividade e eficiência, fácil adaptação de novos funcionários, promoção positiva dos valores da empresa e redução de gastos com recursos humanos a longo prazo. Vale a pena investir na metodologia sendo sua organização grande, média ou pequena, sendo você um gestor ou proprietário, independentemente. Além dos inúmeros benefícios já citados, é sempre interessante lembrar que os funcionários que colaboram diariamente conosco em nossas organizações passam na maioria das vezes mais tempo no trabalho do que em seus lares propriamente ditos, portanto retribuir tamanha dedicação por parte deles é só mais um dos indicativos para você adotar o quanto antes a ferramenta.



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