Wladimir Martins 18/04/2022

Liderança Carismática

Vivemos em um ambiente cada vez mais volátil, fruto de mudanças significativas recentes, um exemplo é a pandemia que trouxe muitas transformações em todo o mundo e no ambiente corporativo não poderia ser diferente. Por motivos como estes, é preciso termos líderes que nos direcionam sobre o amanhã, sobre nosso comportamento, ações e também seus sobre seus valores e motivações. Sendo essa uma amostra de liderança carismática. Por isso, equipes geridas por uma liderança carismática se mostram mais propensas a vencer os desafios do dia a dia.  Mas afinal, o que é uma liderança carismática?

É uma liderança que tem empatia com os indivíduos. Consequentemente, é muito adaptável a diferentes ambientes. Uma liderança carismática é aquela que inspira e fascina, levando os liderados a cumprirem seus objetivos de forma motivada. Para quem talvez esteja com dúvida, podemos citar Nelson Mandela e Martin Luther King como líderes carismáticos.  Características dos líderes carismáticos:

 

  • Confiança;
  • Excelente comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Capacidade de ouvir;
  • Empatia;
  • Otimismo;
  • Influência e persuasão.

 

É interessante ter um bom líder. Em uma empresa a existência de um líder contribui com o crescimento. O mesmo consegue perceber os pontos fracos e fortes de uma equipe, trabalhando em cima deles para garantir o máximo de produtividade naquela companhia.

Liderar é influenciar pessoas em prol da realização de um objetivo, e assim, o líder ajuda a equilibrar forças e somar o interesse de todos. Saiba como se tornar uma pessoa carismática. As pessoas carismáticas conseguem ser diferentes dos outros indivíduos. Afinal, cativar as pessoas é ter à disposição infinitas possibilidades de relações saudáveis, novos negócios e bem-estar emocional. Veja abaixo 7 formas de ser mais carismático.

 

  1. Seja natural;
  2. Procure desenvolver sua comunicação, verbal e não verbal;
  3. Demonstre segurança e confiança, com humildade;
  4. Seja bem-humorado;
  5. Lembre-se dos nomes das pessoas;
  6. Olhe nos olhos das pessoas, enquanto conversa e escute-as com atenção.
  7. Se você não se considera um líder carismático, acredite: você pode melhorar;

 

 

 

 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como Ter Disciplina e Organização no Home Office?

Como Ter Disciplina e Organização no Home Office?

06/04/2021

Tudo o que você precisa saber sobre reestruturação organizacional

Tudo o que você precisa saber sobre reestruturação organizacional

03/02/2020

RH em tempos de crise: saiba como gerenciar da melhor forma

RH em tempos de crise: saiba como gerenciar da melhor forma

04/08/2020