Wladimir Martins 15/06/2021

O Poder da Comunicação

A comunicação, desde os primórdios, é uma habilidade importantíssima no que diz respeito ao convívio em coletividade. Uma habilidade essencial tanto para o desenvolvimento individual quanto para a compreensão dos que nos cercam e interpretação das situações. Apesar de ser uma habilidade antiga e frequentemente praticada, a comunicação é pouco explorada e muitas vezes até exercida da forma inadequada dentro de determinados ambientes. De nada adianta nos comunicarmos da maneira errada, transmitindo a mensagem equivocada do que queremos dizer de fato. O mal uso da comunicação não apenas causa problemas na interpretação dos interlocutores como pode acabar tendo o resultado oposto ao da comunicação saudável e trazer desinformação ao invés de informação. Habilidades de comunicação fazem parte das soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho atualmente. Um candidato a líder ou gestor, por exemplo, pode facilmente ser desclassificado da concorrência de uma vaga se não demonstrar aptidão e facilidade em transmitir suas ideias e discursos de forma clara e coesa. A comunicação ideal existe para permitir que o diálogo entre pessoas com diferentes linhas de pensamento possa existir de forma saudável, sem a necessidade de brigas ou discussões e com a liberdade suficiente para que ambos exponham seus pontos de vista e sejam respeitados e ouvidos. Dentro das equipes de um ambiente organizacional, principalmente, o diálogo e as boas práticas de comunicação são peças importantes do tabuleiro, pois uma organização que não se comunica da forma adequada acaba por sucumbir em meio aos desentendimentos e confusões. Portanto saber fazer bom uso da comunicação não apenas viabiliza os meios corretos de se exercer o diálogo no dia-a-dia como ainda garante que as falhas que por ventura possam existir dentro da sua gestão ou empresa, sejam fruto de outros fatores que não a inabilidade de comunicar-se efetivamente. Dito isso, é muito importante citar que o recrutamento focado em pessoas com habilidades de comunicação bem desenvolvidas deve existir irrevogavelmente, e para todos os colaboradores que não há possuem, é necessário que haja o treinamento específico para construir e potencializar tais habilidades. Quando realizado corriqueiramente da forma mais saudável e eficiente, o diálogo dentro das equipe é capaz de construir pontes sólidas, conectando as pessoas e seus pensamentos, por mais que eles entre si sejam deveras distantes. O diálogo fruto da comunicação assertiva é ferramenta capaz de transformar o clima organizacional através da geração de maior confiança entre os colaboradores, da possibilidade de maior abertura para o relato de insatisfações e da verbalização mais consciente e focada de quaisquer que sejam os assuntos em pauta.

Investir tempo e dedicação em aprender como melhorar as suas habilidades de comunicação pode abrir portas significativas não restritamente ao âmbito profissional, mas também na vida pessoal de cada um. Um bom comunicador constrói e formula sua linha de raciocínio mentalmente, edita e filtra suas ideias de acordo com as circunstâncias e momentos mais pertinentes e por fim, transmite a mensagem de forma coerente e objetiva.



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